DICAS DE BLOGUEIRA PARA BLOGUEIRA! :)

Volta e meia recebemos e-mails de meninas perguntando como fazemos as montagens aqui do blog, se é algum software ou site. Pensando nisso, resolvemos fazer um post com algumas dicas que podem ser  úteis. Afinal, grande parte das leitoras de blogs tem blogs, certo? 🙂

Bom, na verdade a gente não usa nenhum site. É claro que estamos sempre em busca de inspiração e salvamos layouts que a gente gosta. Damos muito valor para a visualidade dos posts. Afinal, uma montagem imagem vale mais do que mil palavras, né? Como nós duas somos designers, temos bastante familiaridade com programas como Photoshop, Illustrator, InDesign, etc. No blog usamos os dois primeiros, mas para funções diferentes.

Muitas blogueiras usam o Photoshop para fazer suas montagens. Nós não somos fãs do programa para esse uso, afinal, o Photoshop é um software para tratamento de imagem. Existem algumas razões para ele não ser o mais recomendado para fazer as composições, especialmente virtuais: ele deixa os layouts pesados para web (pois trabalha com bitmap e não vetor), serrilha a tipografia (fica parecendo que a fonte está sem definição, sabe?) e é um pouco mais complicado para trabalhar com múltiplos elementos e alinhamentos, já que não foi criado para este fim. Em compensação, ele é campeão quando o assunto é tratamento de imagem.

Já o Illustrator, é um programa vetorial com interface bem parecida com a do Photoshop. É projetado para trabalhar com tipografia, ilustrações vetoriais e integrar esses diferentes recursos com fotografia. Definitivamente, é o gerador de imagem mais recomendado quando falamos de internet, pois, devido às suas imagens vetoriais (geradas a partir de descrições matemáticas) seus arquivos ficam bem mais leves e definidos.

É possível realizar composições legais no Photoshop, só não é o mais aconselhável. A cada nova versão os softwares ficam mais avançados, permitindo superar suas limitações técnicas. Não estamos dizendo o que é certo ou errado, estamos apenas mostrando como nós trabalhamos. Aconselhamos utilizar os programas de forma integrada, aproveitando o melhor de cada um.

Lembrando que é possível baixar a versão trial dos softwares da Adobe no próprio site deles. As versões duram 30 dias e já dá para ter uma ideia de como tudo funciona. Na verdade, é bem intuitivo. Depois que você começa a entender a lógica tudo fica mais fácil! 🙂 Ah, e sempre dá para achar tutoriais no Youtube. Ou vocês acham que só existe tutorial de make? hahaha

Além dos softwares, existem alguns sites que facilitam bastante a vida de quem não tem muita intimidade com essa “tecnologia”. Separamos alguns que podem ser uma mão na roda.

★ O Pugly Pixel é um xodó nosso. Da raiva de tão lindo, sabe? hahaha Além de vários tutoriais de coisas bonitinhas, tem vários downloads de formas, frames, enfeites, etc. E o melhor, é que vários são de graça!

★ Quer uma foto com aquele efeito de Polaroid? O Poladroid é o programa perfeito para isso! Ele é super leve e ridículo de usar.

★ Já ouvimos de várias pessoas que o Picnik é um site legal para fazer montagens. Além de tratar as imagens online, também dá para acrescentar molduras, efeitos, stickers,… Ainda nesse meio, também tem o Photovisi.

★ Quer achar uma fonte legal e de graça? Então vá direto para o Dafont, um dos maiores, senão o maior, site de fontes grátis que existe. Dá para encontrar todos os tipos e estilos. Para aqueles que topam desembolsar $$$ para conseguir uma fonte exclusiva, o My Fonts é uma ótima opção. Vale ficar de olho lá porque volta e meia tem algum download de graça! 🙂 Ah, outra dica desse site, é que é possível descobrir o nome de alguma fonte que você ache bacana. O What The Font identifica através de uma imagem qual foi o tipo utilizado. Nem sempre ele acerta, mas já conseguimos desvendar algumas vezes. 🙂

É isso meninas! Esperamos que a gente tenha ajudado de alguma forma! 🙂 Quem tiver alguma pergunta, sugestão, etc., é só deixar aqui nos comentários!

Beijos,

Mandy e Gabi

Anúncios

23 Comentários

Arquivado em DIY, Sobre o blog, Starving recomenda

23 Respostas para “DICAS DE BLOGUEIRA PARA BLOGUEIRA! :)

  1. Lu

    MTOOOOO legal o post!!

    Bjs

  2. Super util esse post.
    Adoro as montagens de voces.
    bjs

  3. Facilitou bastante a minha vida. Brigadão pelo post.
    fashionclosetforall.logspot.com

    Beijos,
    DBename.

  4. Paola Fabeni

    Amei o post meninas! 😀
    As montagens e imagens que aparecem por aqui são todas lindas e muito bem feitas! Sempre admirei!
    É sempre bom saber de programas novos e dicas valiosas como essas! 😀

    Beijos e obrigada! :}
    http://universodapaola.wordpress.com/

  5. Muito bom esse post! mas qual é o programa que vcs usam para fazer os gifs?

  6. Thálassa Coutinho

    Meninas, eu A-MEI o post! Eu adoro as montagens que vocês fazem, mas sempre tive vergonha de perguntar, porque geralmente blogueira não gosta de ajudar (dar o ouro, digamos assim) pra outras blogueiras… mas muito obrigada por esse post, tá nos meus favoritos, é de grande valia! 🙂

  7. Adorei o post meninas!
    As montagens de vocês são super bem feitas, e as dicas foram super preciosas!
    Beijos

  8. Ui ui agora só falta eu aprender a mexer nesses programinhas! rs
    Amei a dica!
    bjss
    Nathy Turra.

    http://www.doidadepedra.com.br
    http://www.suecalifestyle.blogspot.com

  9. Meninas,
    Que post mega útil, viu! Esses sites que vcs indicaram são super inspiradores. Estou fazendo curso de photoshop+illustrator+indesign, mas tô longe de dominar esses softwares, só com a prática né. Uma dúvida, após fazerem as montagens no illustrator/photoshop vcs as salvam em que formato para colocá-las na web? Transformando em imagem no illustrator não perde a qualidade não? Faço estampas no corel (shame on me) e quando transformo o arquivo em imagem fica bem ruim..Obrigada pelas dicas! Bjs

    • starvingblog

      Oi Camyla!

      Em ambos, você pode dar um “Save for Web & Devices”. Dá para controlar a qualidade da imagem que você quer gerar! 😉
      Beijos!!

  10. Eu uso o Gimp para fazer as montagens e os gifs só que ele sempre destoi a imagem quando salvo como animação. Tenho Macbook e photoshop é muito caro para colocar nele, nao vi o ilustratttor mas tb nao sei como usar ele. Vou tentar ver alguns tutoriais sobre para tentar usá-lo mais.

    Quanto a fontes descobri um que é muito bom: http://www.fontsquirrel.com/ pois no Dafont já tive problemas em baixar fontes e quando acentuava ela perdia o estilo. Isso me irrita muito, o Squirrel foi recomendado pelo @IdeaFixa como sendo o lugar mais confiável para fontes pois eles tem esse cuidado com as acentuações.

    http://meninasestilosas.com.br

  11. Adorei as dicas!
    Parabéns!
    Vocês podiam fazer um post com dicas de fotos também!
    :*

  12. Juliana

    Ah, que legal!
    Sempre usava photoshop, mas desisti pq é tão pesado e travava tudo! =/
    Vou procurar o Illustrator! =)
    Bjs

  13. Sempre fico na dúvida e acabo indo pro Photoshop já que sei mais coisas nele, mas agora vou tentar o Illustrator também!
    Adoreei o post, parabéns 🙂
    Beeijo

  14. Eu adorei esse post porque minha maior dificuldade como blogueira é, com certeza, caprichar nas montagens. Com essas dicas aqui, certamente meu trabalho melhorará! Acho sper legal vcs compartilharem essas dicas!

    stepmyshoes.wordpress.com

  15. Ótimo post com super indicações, Parabéns!

  16. Adorei essas dicas! Assim como muitas aqui, criei um blog e como não sou muito amiga desses programas, acaba ficando tudo muito basicão!! Vou começar a usar já! Muito obrigado!
    Beijos,
    Cami
    http://www.camileal.wordpress.com

  17. ameeeeei obrigada msm, me ajudou muito!

  18. Nossa, eu simplismente a-mei as dicas!
    Tenho um blog de moda também, faço tudo pelo Photoshop mas com certeza irei aproveitar muito bem esses programinhas 😉

    beijos Thay
    http://www.frillsfashion.com.br

  19. Eliz

    adorei o post, mas sem querer abusar da boa vontade de vcs, as molduras fofas das fotos vocês fazem no photoshop?
    é tipo um trabalho em duas etapas? editam as imagens e dps fazem as colagens no illust. ?

    Beijos Meninas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s